terça-feira, 16 de novembro de 2010

Lady Gaga e a sociologia da fama é nova disciplina em universidade

A excêntrica estrela do pop americano Lady Gaga, que com apenas 24 anos já reúne prêmios na música, pode agora acumular um novo troféu em sua lista de conquistas: uma disciplina universitária que leva seu nome. "Lady Gaga e a sociologia da fama" é uma das novas disciplinas que será ensinada na Universidade da Carolina do Sul (USC, sudeste dos Estados Unidos) na primavera de 2011.
"O caso da fama de Lady Gaga é sociologicamente pertinente como objeto de estudo em relação à cultura popular e às condições atuais da celebridade", disse Matthieu Deflem, que dirigirá o curso. Fã autoproclamado da diva de roupas extravagantes, sapatos de salto extremamente altos e videoclipes que questionam as convenções, Deflem se interessa pela cultura pop desde a década de 1960.
"A fama de Lady Gaga é um fenômeno atual que repercutirá nos interesses dos estudantes", argumenta este professor de 48 anos, que ensina terrorismo e direito internacional há 15. Deflem reuniu–se com Lady Gaga cinco vezes e a viu em cena em 29 ocasiões. Para ele, sua ascensão meteórica até converter–se em uma estrela internacional é um fato único atualmente.
"Sua fama surgiu nos últimos dois anos em uma sociedade muito diferente em comparação com as últimas décadas", disse. "A influência da internet e das novas tecnologias foi particularmente pertinente". O primeiro álbum da cantora, em 2008, que inclui o sucesso "Poker Face", vendeu mais de 15 milhões de exemplares no mundo e acumulou vários prêmios.

No campus da USC, a informação sobre a disciplina já circula entre os estudantes, que parecem ver a novidade com bons olhos. "Acredito que a disciplina ′Lady Gaga` terá um efeito positivo em termos de imagem para a universidade, porque mostra que o estabelecimento é aberto e oferece cursos que não necessariamente seguem as regras", afirma Kirk Broome, estudante de administração. E acrescenta: "Também há o velho ditado que diz que qualquer publicidade é boa publicidade".
Fonte:Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.