sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Sete coisas sobre Lady Gaga, nomeada artista em ascensão pela Billboard


Cabelos lisos platinados, cílios postiços, maquiagem pouco discreta e roupas mais do que extravagantes. Você provavelmente já viu, ouviu falar ou leu a respeito. Nomeada artista em ascensão pela Billboard, Lady Gaga é dona de uma série de prêmios - só do MTV Vídeo Music Awards 2009 ela tem três. Mais: segundo a Nielsen Soundscan, The Fame é o disco de estreia mais vendido do ano, com 1,44 milhão de cópias só nos Estados Unidos. Entenda, enfim, quem é Lady Gaga e o que a transformou no mais novo fenômeno da indústria pop.
1. É ele ou ela?
Já correram boatos na internet de que Lady Gaga seria hermafrodita - em um vídeo, ela aparece com um volume suspeito sob o vestido. A própria artista chegou a brincar com a informação, dizendo ter tanto a genitália masculina como a feminina.
2. O que ela faz
"Não é apenas música", disse Lady Gaga em entrevista ao Times, que, por sua vez, a qualifica como uma "abordagem multimídia da arte". "Trata-se de performance, atitude, aparência", completa a artista.
3. A velocidade da fama
O sucesso não é repentino. Educada no piano clássico desde os quatro anos de idade, aos 14 ela já se apresentava na noite nova-iorquina. Aos 17, ingressou na Tisch School of the Arts e, anos depois, chegou a compor para Britney Spears e New Kids on The Block, entre outros.
4. Influências
Em sua página no MySpace, Lady Gaga diz que suas referências vão de Elvis Presley a The Killers, passando por David Bowie, Elton John e Queen, entre outros. O "Gaga" de seu nome, aliás, é uma referência à canção Radio Gaga, da banda de Fred Mercury. Ela também cita Andy Warhol como sua inspiração artística.
5. Princesa do pop
Para a revista Rolling Stone, Gaga é a nova "princesa do pop"; um "projeto de arte ambulante, mais conhecido por seu senso estético ultrajante do que por seus hits dance com sabor de anos 80". Já o jornal Times carregou um pouco mais nas tintas ao sugerir que ela é nada menos que "o futuro do pop".
6. Visual
Lady Gaga cria a maioria de seus figurinos, os quais são, nas palavras do New York Times, uma mescla de "glam, sexy Jetson, estroboscópica ambulante etc.". A cantora possui ainda sua própria equipe de estilistas, a Haus of Gaga. Donatella Versace está entre suas musas do mundo fashion.
7. Uma "ameaça"
"Se as pessoas acham que Gaga passou dos limites e é decadente agora, temo por elas. Elas não têm ideia do que ainda está por vir", ameaça a cantora. "Eu como, durmo, respiro e sangro cada centímetro do meu trabalho. Eu morreria se não pudesse ser uma artista".
Fonte:Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.